domingo, 13 de outubro de 2013


ENCANTO ESPAÇO MUSICAL
Música para a Celebração da Vida
Inês Hartt

A minha trajetória profissional 

Comecei meus estudos de Piano aos 8 anos de idade. Durante a infância e adolescência estudei com minha querida  mestra : Maria Virtudes Rektewald Zampollo, chamada carinhosamente de D. Mimi. Ela,  além de dar aulas de Piano, Teoria e Solfejo, ensaiava Corais a três vozes com seus alunos, preparando-nos para cantarmos nas nossas audições. Tínhamos duas por ano: Dia das Mães e próximo ao Natal. Foi  D. Mimi , quem me orientou até eu entrar na faculdade. 

Devo muito a ela! Salve D. Mimi!!!

Cursei Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música na Faculdade Santa Marcelina, a FASM.

Comecei a dar aulas de Educação Artística logo após a formatura, em 1982.
Continuei na FASM fazendo o Bacharelado em Piano. Curso que não concluí, porque descobri que não era isso que queria para a minha vida. A vida do Pianista consiste em competir, competir, e competir...e não só com ele mesmo, o que é muito bom, mas com todos os outros pianistas. Nos meus colegas, eu via uma classe de Músicos que eu tinha certeza que eu não queria ser. 

Os outros instrumentistas eram todos muito alegres, comunicativos, sociáveis, inteligentes e participativos em todas as aulas do Bacharelado, enquanto os pianistas eram praticamente antissociais, isolavam-se em suas minúsculas salas de ensaio durante horas para se prepararem para algum concurso. Nada contra, mas... não era para mim! O Bacharelado em Piano serviu-me como aprofundamento dos estudos musicais. Parece que hoje em dia mudou um pouco a mentalidade dos Pianistas.

Fui professora de Educação Artística durante anos, nas Escolas Estaduais de São Paulo, um tempo como ACT no Colégio Estadual Osvaldo Aranha, no Brooklin. Esta escola tinha sido colégio vocacional nos tempos da Revolução e ainda mantinha o perfil progressista e político. Depois como efetiva na Escola Professor José Leme do Prado, em Valinhos. Lá fiquei um ano apenas, mas fiz coisas incríveis!
Em São Paulo, trabalhei na Prof. Luiz Gonzaga Pinto e Silva no bairro do Jardim São Luiz. Foi uma escola que gostei muito também.
Isto até eu me casar,  ter  filhos e perceber que eu estava pagando para trabalhar... Na época eu decidi: vou ser Mãe em tempo integral. Decisão difícil e muito criticada por todos, menos pela minha mãe. Pedi exoneração.

Eu já "namorava" a Pedagogia Waldorf desde os tempos da faculdade. Muitos professores elogiavam o trabalho da Escola Rudolf Steiner. Entre eles Nicolle Jeandot e Miriam Celeste Ferreira Dias Martins. Duas pessoas que foram muito importantes em minha formação na Arte-Educação. 
Com dois filhos bebês eu voltei a pensar na Waldorf.  Eu queria que eles estudassem lá. Mas, como pagar a escola? 
Impossível!  Então fui fazer o curso, já pensando em ser professora  waldorf e ganhar bolsa de estudos para meus filhos. (Não foi tão simples como parecia...)

Especializei-me em Pedagogia Waldorf  na Escola Rudolf Steiner . Descobri que tudo aquilo que eu estava aprendendo sempre tinha sido a minha forma de trabalhar, era a minha paixão como educadora, meu sonho de vida profissional, meu ideal como professora e como mãe. 

Exigiu de mim muita transformação interna e externa, passei a ver o mundo com outros olhos. Digo que a Pedagogia Waldorf e a Antroposofia, base teórica que a sustenta,  mudaram a minha vida. 

Trabalho a mais de 15 anos nesta linha pedagógica como professora de Música para crianças, adolescentes e adultos. Recentemente experimentei ser Professora de Classe. Foi muito bom enquanto durou, mas a vida dá voltas...

Nas Escolas Waldorf que passei, eu estruturei a atividade musical de algumas escolas que não tinham nenhuma estrutura; implantei o estudo de violino e cordas aos 9 anos, criei orquestras escolares, compus canções pedagógicas para cada situação que eu me deparava, criei canções e arranjei músicas para sonorizar os Teatros de 8º ano, conduzi corais comunitários com professores e pais. Tive uma vida plena e rica de atividades musicais que muito me enriqueceram como profissional da Educação Musical. Foram  a minha Escola.

Em São Paulo trabalhei  na Escola W. Rudolf Steiner, e Escola W. Francisco de Assis;  em Florianópolis na Escola W. Anabá e Jardim Escola Cora Coralina , onde fui Professora de Classe.

Como formadora de professores, fui convidada como docente em  cursos de formação em Pedagogia Waldorf em seminários do Brasil.

No Colégio de Aplicação da UFSC, em 2008-2009,  levei  um pouco de minha vivência para fora do universo  antroposófico pela primeira vez.

Como Musicista, cantei de 2006 a 2012 no Polyphonia Khoros, sob a direção da maestrina Mércia Mafra Ferreira. Em 2012 fui monitora do naipe de contraltos.  Para quem não conhece, o PK é um dos melhores coros do sul do Brasil. 

A convite da maestrina, fui assistente de regência do coral Julinda Ribas Camargo, da Igreja Presbiteriana de Florianópolis, tendo substituído a maestrina Mércia Mafra Ferreira por um ano.

Atualmente fui contratada para trabalhar como professora assistente  na Formação de Professores do Projeto Descubra a Orquestra  da Sala São Paulo, Fundação OSESP. Fiquei tão feliz por poder começar este trabalho!

  E estou começando este meu:

ENCANTO ESPAÇO MUSICAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário