quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CORAL ANOS DOURADOS

O CANTO COMO CELEBRAÇÃO DA VIDA 

Motivação para a vida plena na Terceira Idade


O Canto tem o poder de resgatar nossas mais antigas memórias. Desenvolver capacidades artísticas e musicais, é possível em qualquer fase da vida humana.
 O Coral  Anos Dourados vai proporcionar um tempo sempre presente e possível de desenvolvimento ao idoso.
O Canto Coral pode proporcionar não só uma prática artística, mas pode ser um instrumento para retardar a perda de memória nos idosos portadores de Alzheimer , resgatando suas memórias autobiográficas e afetivas, abrindo caminho para a autoexpressão,  a comunicação não verbal, o fortalecimento espiritual e melhoria dos relacionamentos familiares e da sociabilidade.

Através do Canto acredito que podemos afastar o foco de atenção na percepção da dor crônica, nos pacientes de Artrose  e da dor da alma da Depressão , Fibromialgia Mal de Parkinson.

Nossas Referências:

O Primeiro coral de pacientes de Alzheimer começou seu trabalho em 2005 no HUB, sob a direção do Professor Renato Maia, geriatra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade.
Daiane Souza/UNB agência
Foto do ensaio do Coral Conviver do
Centro de Referência do Idoso do HUB

Esta iniciativa tem se mostrado positiva. Os idosos, seus familiares ou cuidadores se reúnem para cantar semanalmente.
O repertório privilegia canções que marcaram  a juventude e  infância: dos pacientes: Marchinhas de Carnaval, Canções Juninas e Natalinas, Músicas Religiosas, Populares e Folclóricas.



O Idoso

A atividade de cantar para o idoso, traz a possibilidade de resgatar sua infância, adolescência, “passar a limpo” a vida” é de grande importância nesta fase, prepara a pessoa para os anos finais e para a morte. Muitos idosos chegam a aproximar-se dos valores esquecidos da espiritualidade pelos anos de luta.
Nesta fase é importante cultivar apenas os bons sentimentos, que estarão presentes, mesmo se o idoso esquecer a letra na hora do ensaio. Isto não será um problema, ele pode cantarolar, assobiar, mas ele estará ali... Celebrando a Vida!

O cuidador e a família

A Presença dos Familiares e Cuidadores será essencial para o sucesso do nosso trabalho. O parente é uma pessoa-chave para dar apoio e ajudar a reduzir a evolução da doença. Esse atendimento é importante porque se o familiar não souber canalizar o seu sofrimento, vamos ter não um, mas dois doentes. 
O Canto Coral,  será uma terapia fortalecedora para os cuidadores e familiares.

Idosos com outras doenças típicas da terceira idade, serão bem-vindos!
ArtroseDepressãoFibromialgia,   Mal de Parkinson, trazem sofrimentos, dores no corpo e na alma, que o Canto Coral pode aliviar e auxiliar os processos de cura.

O que me motiva a iniciar este projeto foi a convivência recente com meu pai, que tem Alzheimer e minha mãe, que está com Artrose bem avançada. O Papai canta e assobia bastante e ao perguntar a ele o porquê, ele me disse: "para celebrar a vida, minha filha!"




Tenho a intenção de começar este trabalho em Florianópolis -SC.
Ainda sem dia e local definido para acontecer.
Se você conhece um lugar adequado, de preferência ligado à instituições que tratem de idosos com Alzheimer, indique nossa intenção!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário