sexta-feira, 17 de maio de 2019

Queridos e queridas professores e professoras do Brasil e de Portugal,

Quero começar a fazer encontros de estudos e debates on-line, sobre temas da Educação Musical. A princípio pensei em trazer temas que tenho estudado e trabalhado ao longo de minha carreira como educadora musical, especialmente de 1996 até os nossos dias.

Aprendi muito nestes anos e poderia dizer que aprendi mais com as reflexões do que não deu certo e com as tentativas de corrigir, do que com aquilo que num momento ou outro dava certo.

A reflexão, a análise de nossas ações educativas, sem medo de sermos nossos próprios e mais severos juízes, nos ensinam muito mais do que os manuais prontos.

Sou absolutamente contra os dogmatismos que qualquer tipo na Educação Musical!

Mas, sou a favor da observação, da análise, do estudo das fases do desenvolvimento da criança e adolescente. É a criança à nossa frente que nos dá o termômetro de como ela está no dia, de sua saúde e vitalidade, de seu estado emocional e do que ela está nos pedindo, muitas vezes sem dizer uma palavra, mas pelos seus gestos e ações.
Trabalhar com o nosso planejamento muito bem embasado, mas flexível a ponto de incluir qualquer destas situações emergenciais que possam ocorrer numa aula é uma Arte de Educar que podemos desenvolver em nós.

Sim, não basta ser um bom Músico, pois às vezes o bom músico é um péssimo professor de música, mas temos que ser bons mestres em conhecer o outro, mestres em empatia.

Bom, sem dais delongas...aqui vão os temas que pensei em trabalhar com quem quiser refletir e estudar comigo:

*Escolha de repertório e faixa etária
* Arranjo e Composição, dentro e fora da sala de aula com crianças e adolescentes
*Espaços educativos não formas e formais
*O Canto Werbeck (Escola do Desvendar da Voz) em sala de aula
* O cantor de coro e o Canto Werbeck
*O ensino instrumental coletivo
* O equilíbrio entre as polaridades dos temperamentos através do estudo da Música
* A educação da Vontade e do Sentimento (com letra maiúscula!)
* A sociedade multicultural e o multiculturalismo em aula de Música, como preparação para um futuro premente! (adoro este tema!)

Quem topa?

Vagas limitadíssimas! Vou atender apenas 4 pessoas  no Appear.in.


Haverá a possibilidade de agendarmos um encontro só em Portugal e outro só no Brasil, ou se conseguirmos acertar os fusos horários, podemos nos conhecer virtualmente e conversar on line com todos. A diferença atual de fuso horário está 4 horas mais tarde em Portugal. Então, agora são cerca de 12:10 em Portugal e 8:10 no Brasil. Periodicidade: O 3º sábado de cada mês. Duração de 1 hora e 30 minutos por encontro, para experimentar se dá certo, ou se é pouco...

O valor da contribuição? R$20,00, ou 5 Euros por pessoa, por encontro a distância.


Inscrições comigo pelo WhatsApp +351 911 970 510.
Transferência bancária pelo Banco do Brasil  - Agência 1453-2 Conta 113164-8, para brasileiros e pelo Banco Millenium BCP para portugueses:  IBAN - PT50 - 0033 0000 45559966764 05.
Enviem o conprovante do depósito para meu WhatsApp ou e-mail ines_harttdafonte@hotmail.com.

Para quem não usa o WhatsApp pode deixar mensagem abaixo que entrarei em contacto, caso tenham alguma dúvida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário